12 Badaladas e agora?
O ano ainda à pouco começou e quase que aposto, que já não te lembras do que pediste, nas doze badaladas... Terá sido um trabalho novo? Mais dinheiro? Casa nova? Paz para o mundo?
Eu sei, é uma grande confusão! Para contrariar isso, tenho um exercício para te propor, que te ajudará a melhor estruturar as mudanças que queres ver na tua vida e como as poderás tornar realidade, ou pelo menos mais perto de ver essas mudanças na tua vida.
Dado ser pessoal, todos os tópicos ou passos a dar neste Plano de Negócios Pessoal, estarão direccionados para os nossos objetivos pessoais.
Plano de Negócios Pessoal
O que é?
Esta ferramenta é adaptada do mundo empresarial, onde é hábito elaborar planos de Negócio, onde basicamente se descreve o que a empresa (ou negócio), diagnóstico da mesma e quais são os objectivos que pretendo atingir, no meu negócio ou actividade empresarial.Dado ser pessoal, todos os tópicos ou passos a dar neste Plano de Negócios Pessoal, estarão direccionados para os nossos objetivos pessoais.
1º Passo - Diagnóstico
Onde estou Eu, Hoje
- Self (Eu comigo mesmo): Como sou Eu, com os meus medos, com as minhas dúvidas? Aceito-me como sou?
- Família: Como é a minha família? É o que eu sonho para mim? Serei eu, o que eles sonhavam?
- Amigos: E os meus amigos, como me vêm? E como os vejo Eu? Estimo-os? ou tenho-os por garantidos?
- Carreira: Gosto do que faço? Gosto da "Carreira" que escolhi para mim?
- Finanças: Como estão as minhas finanças? Trabalho regularmente?
- Dar de volta (Giving back): Todos nós recebemos do Universo, mas quantos de nós devolvem uma parte do que recebem?
Personalidade
- Pontos fortes -quais os meus pontos fortes, onde eu brilho?
- Pontos fracos - quais as minhas falhas? Onde preciso de melhorar?
Capacidades
- Perito: quais as capacidades, onde sou "Perito", onde brilho?Highest (expert)
- Fortes: quais as minhas capacidades, onde sou competente, onde posso fazer a diferença através do meu contributo?
- Moderadas: quais as minhas capacidades, onde o meu desempenho é moderado, nas quais, não brilhando, consigo ser competente?
- Leves: quais as capacidades que desenvolvo apenas enquanto participante?
Neste primeiro passo, procura ser honesto contigo mesmo. O importante é o equilibrio: Não sejas duro(a) contigo, mas também não sejas alguém alheado da realidade em que vive. Se tiveres dúvidas, podes sempre pedir ajuda a alguém de confiança: como é que essa pessoa te vê a ti e aos teus amigos, por exemplo. A pessoa nem precisa de saber o porquê da tua pergunta.
2º Passo - Sonhos
Onde é que eu quero estar daqui a cinco anos?
- De um modo geral, como te vês daqui a cinco anos? Lembra-te que este trabalho, apenas será lido por quem tu assim entenderes. Por isso,não tenhas vergonha de escreveres os teus sonhos, aqueles mais pessoais e que mais te fazem vibrar!
- E como te vês daqui a cinco anos, em cada uma das áreas específicas, nas quais caracterizaste o teu desempenho no passo anterior: Self (Eu comigo mesmo); Família; Amigos; Carreira; Finanças e Dar de volta (Giving Back).
Lembra-te que tudo isto é um processo, que significa que poderá demorar o seu tempo. Isto não quer dizer que nunca estará terminado. Significa que deves colocar energia nesta actividade, por forma a que a consigas terminar. Não procrastines indefinidamente! Define prazos e horários de trabalho. Vai valer a pena!!!
3º Passo - Plano de Acção
O que preciso de fazer, para atingir os meus sonhos?
- Nesta fase, terás de articular todos os passos dados anteriormente, por forma a atingir os teus sonhos. Quais os passos que terás de dar em cada uma das áreas, por forma a atingir os teus sonhos? Este plano de acção, pode ter fazes intermédias, ou seja, divides o teu objectivo a cinco antos, em etapas mais pequenas, de um ano ou seis meses, consoante achares melhor. Este passo, tornará a tua visão a cinco anos, mais fácil de atingir.
- Podes fazer este mapa, com recurso a tabelas. Podes também pesquisar um pouco mais sobre mapas mentais, que também poderão ser muito úteis.
- Deves fazer isto para cada uma das tuas áreas específicas, que tens vindo a trabalhar nos passos anteriores: Self (Eu comigo mesmo); Família; Amigos; Carreira; Finanças e Dar de volta (Giving Back).
- Se quiseres, podes ainda acrescentar passos específicos, em algumas das tuas áreas de vida. Por exemplo, se pretendes melhorar a tua remuneração profissional, talvez seja boa ideia frequentares formação, que aumentarão os teus conhecimentos, mas também te abrirão novas portas no mundo do trabalho.
Novamente, convém teres presente de que tudo isto é um processo, que significa que poderá demorar o seu tempo. Isto não quer dizer que nunca estará terminado. Significa que deves colocar energia nesta actividade, por forma a que a consigas terminar. Não procrastines indefinidamente! Define prazos e horários de trabalho. Vai valer a pena!!!
Espreita a nossa agenda completa de eventos em http://bit.ly/prana_calendario
Comentários
Enviar um comentário